quinta-feira, 5 de maio de 2011

Texto 2 (Mário de Andrade - Melhores Contos)

(Mário de Andrade - Foi Sonho ) norma culta
─ Então, Florinda, que é isso? Você está louca?
Será que você quer abandonar seu marido por causa de outra mulher? Se eu fosse um desses miseráveis de deixam faltar até pão em casa, mas eu, Florinda! Que nunca te deixei faltar nada! E até trago tudo que sobra para agente poder ser feliz... Quando que na casa da sua mãe você usou argola nas orelhas, feito deusa? Sou eu, que quer você bonita sempre, bonita para eu querer bem, e não bonita pra gozar... Quando Romero comprou aquela blusa de seda para a mulher dele, não comprei logo um vestido inteiro para você? Deixa disso Florinda eu explico tudo! Não vamos agora nos acabar por uma coisinha de nada!... Eu ontem caí na farra, tanta gente mascarada se divertindo, você estava muito longe para eu ir buscar... Depois minha mulher não é para farra não! Eu quis mulher foi para estar em casa me servindo com doçura, entrei na primeira venda e bebi. Então me deu coragem de ser o que não tenho sido, mas quis cair na farra uma vez. Até estava triste  por que de repente lembrei que com certeza o Romero estava em casa com a família, em vez de andar sozinho como eu estava feito soldado na vida... Porem já tinha bebido outra vez, fiquei contente, pois não tenho que dar satisfação nenhuma para o Romero, eu sou eu! Fui deixar as ferramentas na primeira venda que eu sou conhecido lá, estava todo sujo do trabalho, mas justifiquei que para cair na farra  não precisava me trocar. Farra é vergonha, para sujo de pensamento, sujo de corpo não mal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário