segunda-feira, 30 de maio de 2011

O enigma de Kaspar Hauser


Kaspar Hauser é um jovem que foi trancado a vida inteira num cativeiro, desconhecendo toda a existência exterior. Quando ele é solto nas ruas sem motivo aparente, a sociedade se organiza para ajudar Kaspar, que sequer conseguia falar ou andar, mas este logo acaba se tornando uma atração popular.
O enigma de Caspar Hauser" traça um parâmetro com a teoria de Husseau.
No filme, do cineasta Werner Herzog de 1974, Kaspar Hauser é um homem de aproximadamente trinta anos que fora abandonado recém-nascido, e passara toda sua vida enclausurado em uma caverna sem contato com o mundo exterior.
Quando colocado em meio à sociedade, fora deixado numa praça pública em 1928na tentativa de civiliza-lo, com uma carta em mãos mencionando que... "se espera para ele, a carreira de aviador" tal qual seu pai.
Kaspar não falava e se quer tinha o equilíbrio para se manter em pé.
Adotado por uma família que não a de aviadores, Kaspar recebeu afeto, desenvolvia a coordenação e cognição, demonstrava certo progresso, evolução, acabando por frustrar expectativas daquele que o mantivera enclausurado para decidir o seu destino e que, não conseguindo, veio a assassina-lo.
Depois de sua morte, descobriram que havia uma anomalia em seu cérebro ( um crescimento além normal).
Para Husse considera que, querendo formar o homem da natureza, não se trata de fazer dele um selvagem e o relegar ao fundo dos bosques; mas fazer com que, inserido no turbilhão social, não se deixe aprisionar nem por suas próprias paixões nem pelas paixões dos homens, e veja com seus olhos, e sinta com seu coração, não deixando governa-lo outra autoridade que a de sua própria razão.
Para Husseau a razão é proveniente da educação e mediante ela o homem se torna racional; e viver não significa respirar, significa agir; significa fazer uso dos nossos órgãos, dos nossos sentidos, de nossas faculdades, de todas as partes de nós mesmos que nos dão o sentido de nossa existência.
O homem, segundo os empiristas, nasce como uma folha em branco se fazendo necessária a interação com o meio, e a soma de experiências para que se consiga desenvolver as bases do seu próprio destino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário